Imprensa

JAMBUBIER, CERVEJA AMAZÔNICA, PARTICIPA DE FEIRA NACIONAL

0

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenal – Santa Catarina é palco para apresentação da cerveja amazonense com Jambu criada pelo Grupo Dedé para todo o país.

A Jambubier é a cerveja amazonense artesanal produzida para todo o Brasil, pelo grupo Dedé, com o um diferencial totalmente regional, o Jambu, que é uma erva típica da região norte do Brasil que também é conhecida como agrião-do-Pará. A cerveja foi lançada final do ano passado, em novembro, durante a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) e já está sendo um sucesso, por isso o Grupo Dedé já pretende levar para todo o sul do país. Em 2015 na mesma feira o Grupo lançou a Jambucana, cachaça com a mesma erva e virou sucesso nacional, agora, dois anos depois, ele marcou novamente a presença na feira com este novo lançamento.

Justamente nos dias de hoje a mesma Jambubier, cerveja de jambu, está participando do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenal – Santa Catarina, Parque Vila Germânica, dos dias 7 a 10 de março deste ano. Os horários de funcionamento da feira são de quarta a sexta (7 a 9), das 19h às 1h e sábado (10), das 15h às 1h. O evento é o maior da América Latina e completa neste ano dez anos de atuação no mercado, foram diversas conquistas, histórias e resultados que colocaram o festival no mais alto patamar dos eventos cervejeiros do mundo. Hoje são mais de 800 rótulos a disposição dos visitantes, comercializados em 130 estandes.

O Jambu

Planta cultivada na região norte do país, onde é utilizada como condimento culinário amazônico, principalmente para ao preparar o famoso “molho-de-tucupi”. As folhas e inflorescência são empregadas na medicina caseira na região norte do país, para tratamento de males da boca e garganta, além de tuberculose e litíase pulmonar. As folhas e flores quando mastigadas dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua devido sua ação anestésica local, sendo por isso usada para dor-de-dente como anestésico e como estimulante do apetite.

O chá das folhas e inflorescência é usada também, contra anemia, escorbuto, dispepsia e como estimulante da atividade estomáquica. A substancia responsável pela ação anestésica na mucosa bucal é uma isobutilamida denominada espilantol. Na sua composição química, além de espilantol, são citados a espilantinaafinina, colina e fitosterina. O jambu é muito utilizado nas culinárias amazonense, rondoniense, acriana e paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela.

 

A Cerveja

Mais de 100 estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%. Um ou dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias. Estudos têm demonstrado que uma cerveja diária pode manter Alzheimer ou demência controlada. Isto é especialmente válido se você é bebedor moderado. O risco de ter uma doença mental é reduzida em 20%. Alternativamente, os lúpulos, que são utilizados na produção de cerveja, podem ajudar na cura da insônia. Uma cervejinha antes de dormir pode proporcionar uma boa noite de sono.

A cerveja tem um maior teor de proteína e de vitamina B que o vinho. Seus níveis de antioxidantes são similares, mas, além disso, essa bebida tem lúpulo. A cerveja também é uma fonte importante de polifenóis, por causa dos grãos que intervêm na fermentação dessa bebida. Por tudo isso, é tão eficaz para prevenir o câncer quanto o vinho tinto.

A literatura mais recente, entretanto, indica que o consumo moderado de álcool está associado a uma redução total do risco de mortalidade. De acordo com as novas pesquisas, o baixo índice glicêmico e as propriedades fitoestrogênicas da cevada e lúpulo usados na produção da cerveja são elementos que promovem uma dieta equilibrada e previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Alimentação

0

Alimentação

O Engenho Dedé foi destaque nesta terça-feira, dia 20, no Jornal Amazônia. A publicação destaca a participação do Chef  Dedé no salão do setor alimentício e de bebidas em Portugal, feira que reuniu mais de 110 países. Informações sobre todas as novidades de Belém podem ser retiradas através da Gaby Comunicação, no (91) 993369602

Engenho Dedé apresenta Jambucana para todo o Brasil durante intervalos do UFC Belém

0

image_123986672

Eleita a cachaça número 1, a mais vendida do Brasil pela distribuidora Savana,  cachaça mais vendida do Brasil, a Jambucana, produto idealizado pelo Chef Dedé Parente, será apresentada para todo o Brasil durante o UFC Belém que será exibido no Canal Combate, neste sábado (3), a partir das 22h. Durante os intervalos, os espectadores conhecerão a bebida carro-chefe do Grupo Engenho Dedé feita com a mistura de melado de cana, cachaça e jambu, folha típica da região Norte que dá a sensação de dormência na boca.

Os amantes do esporte poderão acompanhar a principal disputa da noite, que será entre o ex-campão Lyoto Machida e o novato Eryk Anders, no Engenho Dedé Fortaleza e aproveitar para saborear a famosa Jambucana, além de petiscos do cardápio da casa, elaborado pelo Chef Dedé Parente.

Serviços Engenho Dedé Fortaleza
Local: Shopping Iguatemi Expansão (1º piso)
Site: http://engenhodede.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/engenhodedeoficial/
Instagram: https://www.instagram.com/engenhodede/
Twitter: https://twitter.com/engenhodede
Assessoria de Imprensa Engenho Dedé Fortaleza — Capuchino Press
Redação (85) 3267.1425
Elias Bruno (85) 99199.5527
Lôrrane Mendonça (85) 99199.5819 | (85) 99766.3683

Renata Benevides (85) 98130.3264
Karla Rodrigues (85) 98130.3177
www.capuchino.com.br